Mais de 300 projetos inscritos, 15 municípios selecionados e alta qualidade nos projetos apresentados foram questões que nortearam o 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com o Sebrae, entregue durante o encerramento do 38º Congresso Mineiro de Municípios, no dia 10 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.
O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, destacou o fortalecimento da atuação da entidade, principalmente, aquelas voltadas para gestão e capacitação, metas da atual diretoria. Em relação ao prêmio, ele enfatizou o número recorde de inscrições e a qualidade dos projetos apresentados. “Incentivar as boas práticas adotadas nos municípios é importante para que elas possam ser replicadas”, ressaltou o presidente ao citar o exemplo da cidade dele que ganhou no ano passado e o exemplo serviu para ser compartilhado com outros municípios.
No eixo Desenvolvimento Econômico, o prêmio foi entregue ao prefeito André Merlo, do município de Governador Valadares, pela prática “Mais Inovação, mais oportunidades: diversificando a economia de Governador Valadares”. Receberam menção honrosa os municípios de Coronel Fabriciano (prática “Portal do emprego de Coronel Fabriciano”) e Prata (prática “Qualificar para desenvolver – oportunizando com o látex”).
Foram 310 projetos inscritos nos cinco eixos contemplados em 2023 (Desenvolvimento Econômico, Educação, Governança, Meio Ambiente e Saúde), número recorde de inscrições em relação às edições anteriores do Prêmio.
Entre todos os projetos enviados, foram selecionados três de cada eixo com o maior número de pontuação para visita “in loco”. O eixo temático “Governança na Gestão Pública” não foi avaliado em visita “in loco”. As visitas aconteceram de 22 de março a 14 de abril. Após a apuração das visitas, os projetos foram premiados em 1º, 2º e 3º lugar.
A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos. Foram selecionadas as prefeituras que apresentaram a maior pontuação na avaliação do projeto enviado à comissão avaliadora do
Prêmio, que contou com integrantes da equipe técnica da AMM e do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).
Fonte: Portal AMM.
Comments